A virtualização simplifica aplicativos e sistemas operacionais em um hardware físico para otimizar recursos.
A Virtualização surgiu na década de 60 com os servidores de grande porte da IBM, os Mainframes. A Virtualização desse tipo de servidores era feita através do software de Virtualização VM CMS, que permitia a criação de virtual machines nesses servidores de grande porte. O conceito de Virtualização de Servidores não era o mesmo do conceito atual. Após 20 anos, surge em 1998 VM Ware que foi a primeira empresa a comercializar hypervisores para pcs ou servidores com processadores x86.
Conceito de Virtualização
Virtualização é a reorganização de ambientes operacionais de servidores físicos em ambientes de servidores virtualizados. Isso é possível através da emulação de hardwares por meio de software, obtendo se virtual machines.
Virtualização na prática
Utilizando-se de camadas adicionais de software (hypervisors) entre as máquinas virtuais e o servidor para compartilhamento de hardware, a Virtualização permite, que múltiplos sistemas operacionais (virtual machines) possam ser executados em um único servidor físico. Cada máquina virtual possuirá seu sistema operacional totalmente independente e possuirá performance muito similar a uma máquina física. Ainda através da Virtualização cada uma das virtual machines podem oferecer serviços de rede interconectar-se (virtualmente) através de interfaces de rede, switches, roteadores e firewalls virtuais.
Benefícios da utilização da abordagem de Virtualização de Servidores
Redução de downtime com Virtualização de Servidores
Eliminação de paradas de ambiente de produção
Redução do tempo de downtime com virtualização de servidores
Prevenção de perda de dados
Prevenção de downtimes não planejados
Automação e gerenciamento
Sistemas de gerenciamento centralizado de máquinas virtuais com interface amigável e intuitiva
Gerenciamento de ambiente de produção e homologação
A Virtualização de Servidores proporciona Gerenciamento de implantação
Gerenciamento de atualização de versões de softwares e firmwares.
Otimização da Infra-Estrutura
Pesquisas apontam que a utilização de servidores convencionais é em torno de 5 – 20%, através da virtualização essa taxa fica em torno de 65% - 90%
Maior ROI
Redução de até 40% de custo operacional
Com Virtualização de Servidores é obtido menor TCO de servidores
Melhor Gerenciamento
Otimização de infra-estrutura, espaço físico e maximização da utilização de recursos
Redundância em caso de falha de Hardware, Virtualização de Servidores, o ambiente virtualizado migra as máquinas virtuais para os demais servidores virtualizados.